Federação de Blogs de Futebol

A Federação de Blogs de Futebol está de volta e eu, agora com outro blog, volto a aderir. É uma iniciativa que, penso, pode contribuir para uma melhoria e aumento de credibilidade dos blogs sobre futebol que até agora continuam a ser considerados uns parentes pobres da blogosfera.

Ainda assim há algumas questões que têm que ser resolvidas. Tal como está a FBF não é muito mais que uma lista de links para outro blogs de futebol. Ainda para mais essa mesma lista que temos que apresentar nos nossos blogs, como requisito para pertencer à FBF, é bastante intrusiva especialmente devido à sua extensão (embora a falta de qualidade/interesse de muitos dos blogs também seja considerável). É necessária um solução para limitar a quantidade de blogs apresentados. Ou se apresentam apenas os melhores blogs, segundo o BlogRanking da própria FBF, ou apresentam-se apenas alguns links escolhidos aleatoriamente a cada vez que a lista é carregada. É uma sugestão.

Outra situação é a falta de um espaço para debate interno entre os membros da FBF. Um debate não sobre futebol, esse fazemo-lo nos nossos blogs, mas sobre a situação da blogosfera futebolística propriamente dita. O que eu sugiro é seguir o exemplo do ptblogs e começar por criar uma sala no FriendFeed onde possam ser discutidos os vários temas de interesse aos membros da FBF. Por mim, estou disponível para criar e moderar a dita sala. Isto se o mentor da FBF, que, penso, continua a ser o boloposte do BnR B, vir alguma utilidade nisto e não o quiser fazer ele próprio.

2 comentários a “Federação de Blogs de Futebol

  1. Boas, Zé!

    «Tal como está, a FBF não é muito mais que uma lista de links para outros blogs de futebol»

    A FBF nunca foi muito mais que isto. Em cada leitor de um blog de futebol há um potencial leitor para o teu blog. Não é bom que haja lá uma porta para o teu?

    «Essa mesma lista que temos que apresentar nos nossos blogs, como requisito para pertencer à FBF, é bastante intrusiva especialmente devido à sua extensão(embora a falta de qualidade/interesse de muitos dos blogs também seja considerável)»

    Eu sei que há quem goste de louras burras, mas sacrificar o conteúdo em nome da forma não me parece boa ideia. Se achas mais importante a cor do cabelo do teu blog do que o que ele diz, é uma opção tua. É discutível, mas tens liberdade para a tomar.
    Só sabes se os blogs que lá aparecem têm interesse/qualiade se os visitares. E só os visitas se souberes que existem. É isso que a FBF proporciona.

    «É necessária um solução para limitar a quantidade de blogs apresentados. Ou se apresentam apenas os melhores blogs, segundo o BlogRanking da própria FBF, ou apresentam-se apenas alguns links escolhidos aleatoriamente a cada vez que a lista é carregada.»

    Eu diria que quantos mais blogs a lista apresentar, mais força tem a iniciativa. Essa segregação que sugeres não tem cabimento. É impossível determinar quais são os melhores blogs. O que é bom para uns seguramente é mau para outros. A apresentação aleatória também é injusta. Quando apresentas a lista no teu blog, a contrapartida é que o teu blog também apareça nos que fazem parte dessa lista. Gostavas que o teu não aparecesse, quer porque não ser considerado bom, quer por ter pouca aleatória sorte?

    «O que eu sugiro é seguir o exemplo do ptblogs e começar por criar uma sala no FriendFeed onde possam ser discutidos os vários temas de interesse aos membros da FBF.»

    Desconheço o que é o FriendFeed, mas julgo que a nova sede da FBF terá espaço para essa discussão se fazer.

    Despeço-me dando-te os parabéns pelo grafismo do teu blog, é invejável e vai já para a minha lista de Layout do ano.
    Abraço

  2. Olá boloposte e obrigado pelo comentário.

    Penso que a questão da lista é mais que cosmética. Considero que a usabilidade de um site (ou blog) também é um factor importante para o leitor e para o seu eventual regresso.

    É certo que um link em cada dos blogs aderentes é muito interessante e gerador de novos leitores, e eu pude comprová-lo quando pertenci à FBF com o banho de bola, mas também penso que quanto maior é a lista menor é a “motivação” para clicar e procurar blogs que achemos interessantes.

    Mais importante que isso, penso eu, é a tal discussão da blogosfera futebolística que sugiro. Fico contente que esteja nos planos e farei o possíveis para participar nela activamente (e se há espaço para ela na sede melhor ainda e a questão do FriendFeed fica, naturalmente, obsoleta).

    Agradeço os parabéns pelo grafismo embora não tenha feito muito mais que escolhê-lo de “um site da especialidade” e aplicado-o aqui.

    Abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *